OBJETIVOS

O Núcleo de Popularização dos Conhecimentos sobre Evolução Humana (NPCEH) foi criado oficialmente no âmbito do Instituto de Estudos Avançados da USP em dezembro de 2020. Ele tem como finalidade divulgar conhecimentos atualizados sobre o processo da evolução de nossa espécie no planeta, que se iniciou há mais de 7 milhões de anos. Parte do princípio de que o surgimento da nossa linhagem e de nossa espécie se deu pelos mesmos processos biológicos que deram origem aos demais seres vivos.

O Núcleo foi criado em um momento estratégico, já que o negacionismo científico, e em especial o criacionismo, florescem no Brasil neste começo do século 21. O NPCEH não pretende gastar seus recursos intelectuais e materiais para polemizar com os criacionistas. Decidir entre criacionismo e evolucionismo é uma questão de foro íntimo. Entretanto, o Núcleo acredita que essa opção tem que ser feita de maneira informada, conhecendo-se a argumentação e as evidências de ambas as linhas de pensamento.

Nesse sentido, o Estado brasileiro tem falhado fragorosamente. Por um lado, o ensino do pensamento evolutivo darwiniano na escola básica é bastante precário, quando não equivocado, para dizer o mínimo. Por outro, faltam no Brasil instituições como museus de história natural, que divulguem para o grande público o que a ciência tem a dizer sobre a origem e a diversificação da vida no planeta, e mais especificamente sobre o processo evolutivo humano.

O NPCEH vem exatamente contribuir para minimizar, ainda que modestamente, essa lacuna. Para cumprir esse objetivo, o Núcleo desenvolve atividades de divulgação científica intra-muros e extra-muros, com especial ênfase nessas últimas. Para tanto são oferecidas, de forma gratuita, as seguintes atividades: cursos de difusão cultural, palestras para escolas de ensino médio, palestras para escolas de nível superior e exposições itinerantes, todas relacionadas ao processo evolutivo humano.